Será neste final de semana o 2º Rodeio Crioulo Nacional do CTG Presilha Sombriense.
Uma confraternização com a presença do MTG/SC para debater os assuntos do Movimento Tradicionalista Gaúcho na noite de segunda-feira, marcou o lançamento do evento. O presidente do MTG/SC, Itamar Sebastião de Matos, o Marota, diz que o movimento acompanha com satisfação os rodeios que são realizados na região, todos seguindo o regulamento da entidade, e acredita que não será diferente no caso do Presilha Sombriense.Tanto que sua presença no município foi festiva, para valorizar o lançamento do evento que deve movimentar Sombrio e região a partir de sexta-feira. “Hoje fazer um rodeio é difícil e é preciso que os amigos tradicionalistas prestigiem e colaborem para que os que existem sejam grandes. Todos os patrões devem estender o convite aos seus peões para que no domingo a festa seja fechada com chave de ouro”, destacou o presidente. Um dos itens do regulamento destacado por Itamar, é a proibição de maus tratos aos animais. “Os peões sabem que não podem bater no cavalo ou nos bois. Quem descumprir esta regra será suspenso das provas”.
O presidente da Acetesc, Romencito José Aléssio, lembrou que a copa da entidade já foi iniciada e que a segunda etapa ocorrerá justamente em Sombrio, no domingo pela manhã. A última etapa será durante o rodeio do CTG Sul Catarinense, em Balneário Gaivota. “Estamos a disposição para ajudar no que for preciso durante o evento do Presilha Sombriense. Há um grupo de patronagem e peonada bastante engajado para um bonito espetáculo e devemos todos prestigiar este esforço. O patrão Teco está de parabéns pelo grupo formado e unido. Hoje se não são pessoas empenhadas a tradição morre e é difícil recuperar. É preciso uma corrente positiva para manter a chama do tradicionalismo e temos que ser parceiros fieis”, comentou Romencito.
Câmara faz homenagem
O coordenador dos narradores da 6ª Região, Wilian Souza, observou que há uma preocupação dos narradores terem sua anuidade em dia e ter a carteirinha. Para a festa do Presilha está tudo em ordem, com os narradores credenciados corretamente e com a participação de um colega de Praia Grande que busca seu credenciamento.
O vereador César Luchina, do CTG Espora de Prata, que empresta seu parque enquanto o Presilha Sombriense não efetiva o seu, analisa que há um grande empenho por parte do grupo do Presilha em atender bem a todos e que o seu grupo também dará apoio esta semana para finalizar os detalhes. Mesmo com o tempo ruim, será possível estar com uma estrutura especial para atender aos visitantes.
César anunciou que amanhã, a Câmara de Vereadores fará uma sessão solene para destacar o tradicionalismo, com homenagem a 11 homens que fizeram e fazem uma história no movimento. “Hoje somos frutos do trabalho destes pioneiros”. Um deles é o vice-coordenador campeiro do Presilha Sombriense, Zé Tucano, que já esteve em todos os CTGs sombrienses, desde a formação do Sul Catarinense, passou pelo Espora de Prata e agora está do Presilha, como uma forma de contribuir com cada grupo. “Gosto de ajudar os CTGs, gosto da tradição, gosto dos rodeios. Posso ser um dos pioneiros, mas tenho alma de menino nesta causa. Quem se diz tradicionalista não pode perder este rodeio”, convocou.
O presidente do CTG Presilha Sombriense, Mario César Silvério, o Teco, homenageou o grupo que a seu lado se engajou na causa tradicionalista e que tornou viável a existência do novo CTG. Que ele faz questão de dizer que não é seu, mas de Sombrio. “Muito aprendi com o Sul Catarinense e muito tenho a agradecer ao Espora de Prata pela parceria. Agradeço a todos que acreditaram nesta ideia. Sozinho não se faz nada. Convido a todos para desfrutar deste evento feito com dedicação”, finalizou.
A patronagem ainda homenageou os patrocinadores do rodeio que será nos dias 2, 3 e 4 de setembro. A programação conta com show de Candieiro na sexta, e Balanço do Tchê no sábado, além de provas como laçada de equipe, laço dupla, gineteada, prova de rédea, invernada artística e o fut boi que promete ser uma grande diversão. O evento ocorre no CTG Espora de Prata, no bairro Januária.






Nenhum comentário:
Postar um comentário